terça-feira, 22 de maio de 2012

QUAL É A PRECISÃO DO GOOGLE EARTH???

Essa foi uma discussão no Topografia Geral e deve ser aprofundada.
Tem muita gente fazendo e vendendo gato por lebre por aí.
Quem quiser pode complementar, rebater, enfim, temos que desmistificar o uso do Google Earth.

QUAL É A PRECISÃO DO GOOGLE EARTH?

Sobre as Imagens
O Google Earth é uma ferramenta fantástica para visualização de dados espaciais, mas não dá pra confiar na precisão (ele não foi feito para ser preciso).
A base do Google Earth são imagens orbitais com a base do algoritmo ECW e somente onde a imagem for da DigitalGlobe/Quickbird é que temos 60cm, mas tem imagens Ikonos (1m), Spot e Landsat com mais de 1m, dependendo da região.
Podemos notar que no encaixe das imagens o critério utilizado é o visual, vemos que várias estradas e cursos d’água não são contínuos, mas fica “bonitinho” pois os caras fazem um ajuste de cor que é fantástico.
Com o devido processamento das informações (Georreferenciamento e Ortorretificação) dá pra ter exatidão cartográfica, mas sem processamento temos que usar o Google Earth apenas para localizar “MAIS OU MENOS”.
Alguns estudos já conseguiram garantir a escala de 1:5.000 (pelo PEC-Padrão de Exatidão Cartográfica), mas esse valor não é padrão, depende da região.
Para o Georreferenciamento com dois pontos conhecidos de GPS dá pra dar um Align no Autocad e pronto.
Para a Ortorretificação não temos as informações brutas (dos satélites) das imagens fornecidas portanto só é possível fazer com softwares específicos que façam o ajustamento da imagem através de funções polinomiais (eu uso no mínimo 10 pontos de controle, distribuídos em forma de espiral com polinômio do 3º grau – muito conservador mas dá segurança).

Sobre a Altimetria
A base da altimetria é o SRTM e não temos qualquer controle sobre a precisão das curvas de nível pois em cada altitude do ponto de visão (zoom) temos uma superfície  com precisão diferente.
O ideal é baixar os dados diretamente do site da Embrapa (3 arcos segundos) ou comprar os dados de 1" da Agência Espacial Alemã - DLR.
Ouvi dizer que dá pra fazer interpolações e converter de 3” para 1”, mas ainda não cheguei neste nível.

ENTÃO QUAL É A PRECISÃO?

Imagens: Com muito esforço e imagens QuickBird dá pra chegar em 1:2.400 (pelo PEC)

Altimetria: Quem conseguir descobrir a altitude ideal no Google Earth vai conseguir 90m que é a precisão do SRTM. Sem qualquer ajuste a precisão é 1:360.000 (90m/0.00025=360.000), mas dá pra melhorar usando o método de kriegagem do Surfer com alguns pontos de controle.  


E o pior é que eu já vi projetos viários extraídos diretamente do Google e a pessoa afirmava que tinha precisão.  

4 comentários:

  1. Bom dia Javahes, estou fazendo meu TCC na área de drenagem urbana, gostaria de citar suas informações no mesmo, em uma escala de 1/11584 , qual a margem de erro no GE?
    abraços
    Email: juliovaleverde7@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. Então na sua opnião qual seria um programa bom e preciso para o tipo de estudo de análise de um terreno ao longo de um tempo?

    ResponderExcluir
  3. Bom Dia.
    A imagem que vejo estando no alto esta certa (2017), quando aproximo a imagem é de (2011) totalmente desatualizada. Como ter a imagem real? lacardoso2012@gmail.com

    ResponderExcluir
  4. Estou fazendo um projeto de cadastramento urbano georreferenciado mais quando jogo no google nao dar a precisão exata

    ResponderExcluir

Comenta aí...